terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Membrana plasmática

A membrana celular define a periferia da célula, separando o seu conteúdo da circunvizinhança. Ela é composta de grande número de moléculas de lipídios e proteínas, mantidas juntas principalmente por interações hidrofóbicas não-covalentes, formando uma bicamada hidrofóbica fina, resistente e flexível, em volta da célula. A membrana é uma barreira à livre passagem de íons inorgânicos e à maioria de outros compostos polares ou carregados.

2 comentários:

  1. O que limita o tamanho de uma célula?

    O limite inferior é provavelmente estabelecido pelo número mínimo de cada uma das diferentes biomoléculas requeridas pela célula.
    Microplasmas (diâmetro= 300 nm e volume= 10^-14mL)

    O limite superior do tamanho celular é provavelmente estabelecido pela velocidade de difusão das moléculas dos solutos nos sistemas aquosos. Uma célula bacteriana que dependa de reações que consumam oxigênio para a produção de energia deve obter oxigênio molecular do meio circundante pela difusão através da sua membrana plasmática. A medida que a célula vai crescendo sua razão superfície/volume diminui, até que o metabolismo consuma oxigênio mais rápido do que a difusão possa suprir. Porém existe exceções.

    ResponderExcluir
  2. A forma da célula também pode ajudar a compensar o suprimento de O2;

    razão superfície/volume

    uma célula oval ou achatada capta mais oxigênio do que uma célula redonda.

    ResponderExcluir